Top



Primeiro robô na Casa do Povo de Molelos


Cerca de dois meses após o início das atividades do Clube de Robótica da Casa do Povo de Molelos, os jovens participantes neste clube construíram, programaram e colocaram em funcionamento o seu primeiro robô.

Ao nível físico o robô construído tem duas rodas motrizes ligadas a dois motores elétricos e uma terceira roda direcional livre bem como um chassi que permite ligar todos os componentes mecânicos.

Ao nível electrónico possui um microcontrolador, que é o “cérebro” do robô, e que mediante a programação efetuada pelos jovens consegue controlar os movimentos de cada uma das rodas motrizes do robô. Nesta fase inicial foi ainda utilizado um sensor de obstáculos que permite que o robô saiba se na sua frente há ou não algum obstáculo.

Por fim, ao nível do software, foi desenvolvido um programa que faz andar o robô para a frente até ser detetado um obstáculo. Quando esse obstáculo for detetado o robô inverte o sentido do seu movimento começando a andar para trás e posteriormente roda sobre si próprio. Após a rotação volta a andar para a frente mas agora noutra direção evitando assim o obstáculo que detetou.

Os jovens envolvidos nesta atividade têm uma média de 12\13 anos e não tinham quaisquer conhecimentos anteriores de electrónica nem de informática, que são as ferramentas básicas da robótica. Apesar disso os resultados conseguidos por estes jovens estão à vista de todos no vídeo que se segue.

O Clube de Robótica da Casa do Povo de Molelos tem tido o apoio do Instituto Politécnico da Guarda.

Parabéns a estes jovens