Top



2º lugar no concurso nacional Robô Bombeiro


Robótica da Casa do Povo de Molelos conquista 2º lugar no concurso nacional Robô Bombeiro

A equipa de Robótica da Casa do Povo de Molelos, constituída por Tiago Sousa Ribeiro, Miguel Coimbra Marques, César Marques Morais, Bernardo Arêde, e tendo como tutor Luis Figueiredo, participou pela primeira vez numa competição nacional de robótica que se realizou no dia 4 de julho na cidade da Guarda.

Esta competição, que vai na 13ª edição, tem como objetivo testar as capacidades de um robô para, numa arena que simula uma casa com 4 divisões, encontrar e apagar uma vela.

O robô da Casa do Povo de Molelos, batizado de AUGACIAR, foi um dos 21 concorrentes na classe standard destinada a alunos do ensino secundário\profissional, isto apesar do elemento mais velho da equipa ter apenas 13 anos.

Apesar da diferença de idades em relação aos seus adversários, e sobretudo devido à falta de experiência da equipa em competições de robótica, já que esta foi a sua primeira participação, ao contrário das restantes equipas com quem competiram, os resultados obtidos foram absolutamente surpreendentes para todos.

O concurso Nacional Robô Bombeiro 2015, promovido pelo Instituto Politécnico da Guarda, consistiu na realização de 3 mangas que tinham como objetivo encontrar a vela acesa colocada algures numa das divisões da casa e apagá-la. Na primeira manga o robô AUGACIAR encontrou a vela, ligou a ventoinha para apagá-la, no entanto a vela não ficou completamente apagada e reacendeu-se quando o robô voltava para a sua base, o que fez a equipa perder muitos pontos tendo ficado em 6º lugar nessa manga.

Na segunda manga, e depois de pequenas afinações no robô que tiveram que ser realizadas pela equipa no tempo máximo de 2 minutos, o robô AUGACIAR encontrou a vela e desta vez conseguiu efetivamente apagá-la. Teve porem uma falha no seu regresso à base devido às condições de luz existentes no local que interferiram com os seus sensores. Nesta manga o robô AUGACIAR ficou em 2º lugar.

Depois de uma nova afinação do robô, realizou-se a 3º manga destinada apenas aos robôs que numa das mangas anteriores apagaram pelo menos uma vez a vela. Das 21 equipas presentes no início, apenas 6 chegaram a esta fase, na qual se incluía o robô AUGACIAR.

Esta 3ª manga foi absolutamente espetacular para robô AUGACIAR que fez uma prova perfeita num tempo que foi o mais rápido de todos, conquistando nesta 3ª manga, de uma forma completamente destacada, o 1º lugar.

Da classificação das 3 mangas resultou o 2º lugar final que é um merecido prémio para estes jovens       que deste o final de 2014 têm vindo a aprender a construir e programar um robô no clube de robótica da Casa do Povos de Molelos, com os resultados que agora são visíveis para todos.

Contribuiu decisivamente para a obtenção destes resultados o apoio dado pela empresa SPMAQ-Soluções Projetos Máquinas, que ofereceu à Casa do Povo de Molelos uma arena exatamente igual à existente neste concurso, o que permitiu o treino da equipa do AUGACIAR em condições reais semelhantes às que iria encontrar neste concurso. Esta é pois uma forma de agradecimento público da Casa do Povo de Molelos a esta empresa que nos apoiou na realização desta atividade que é seguramente diferente das atividades que na nossa região são oferecidas aos jovens. Igualmente registamos o apoio em material de robótica dado pelo Instituto Politécnico da Guarda à Casa do Povo de Molelos, apoio esse que permitiu o arranque inicial do Clube de Robótica. A CMT apoia em 2015 a Casa do Povo de Molelos com 250€ para a realização de todas as suas atividades.

O Clube de Robótica da Casa do Povo de Molelos irá continuar a desenvolver as suas atividades, tendo em vista a participação em futuras competições de robótica a nível nacional, e procurará criar as condições para que mais jovens possam participar neste clube.