Top



Robô com pernas dá os primeiros passos


O Clube de Robótica da Casa do Povo de Molelos já colocou a caminhar o seu primeiro robô com pernas.
Desde o início deste ano letivo os jovens que integram este clube de robótica têm vindo a construir o seu primeiro robô com pernas tendo como objetivo levá-lo ao concurso internacional de robótica designado por Robô Bombeiro que ser realiza na Guarda, concurso esse promovido pelo Instituto Politécnico da Guarda.
Estes jovens, com idades entre os 12 e os 13 anos, conseguiram, com enorme sucesso, construir e programar o seu primeiro robô com pernas. Este robô tem seis pernas sendo que cada uma delas tem dois motores elétricos especiais, designados por servos, que permitem controlar a anca e o joelho de cada uma das suas pernas. Para controlar o robô é necessário coordenar, de uma forma precisa, os movimentos das 6 pernas que são feitos com um total de 12 servos.
Pode ser visto um vídeo com os primeiros passos do robô em https://youtu.be/Vqu4QTV9aY4

Nesta fase de desenvolvimento do robô já é possível controlar a sua velocidade e direção. O próximo passo será a integração no robô de sensores para que estes possam dar informações que serão usadas pelo próprio robô para se deslocar ao longo de uma arena, que representa uma casa, para aí procurar uma vela acesa e apagá-la.
O clube de Robótica da Casa do Povo de Molelos tem tido o apoio das empresas SPMAQ-Soluções Projetos Máquinas, MC FASHION e Instituto Politécnico da Guarda, apoio esse que uma vez mais se agradece e se deseja que se possa manter durante o ano de 2016.